ildeberto_x7f5nunt

Olá, sou Ildeberto Ferreira treinador e formador da escola de treino canino Dog Center

A reatividade nos cães é uma característica muito vista em cães urbanos e geralmente causa muito desconforto aos donos e a outros cães ao seu redor. Cães com essa característica não são bem vistos em ambientes públicos, já que sua reação explosiva pode gerar um ataque com sérias consequências.

A reatividade nos cães pode ser causada por uma série de fatores como falta de socialização adequada, experiências negativas, falta de estrutura na rotina diária, falta de liderança por parte da família, isolamento, stress, frustração por mal uso da trela etc. Independente da a razão que fez com que esse comportamento surgisse, o fato é, esse é um problema real e sério, que deve ser tratado com um profissional habilitado a descondicionar, passo a passo, essa má associação que esse cão tem com outros cães.

Vale lembrar que reatividade nos cães não necessariamente significa agressividade, já que muitos desses cães apresentam uma série de outros comportamentos como ansiedade, excitação e medo, e reagem dessa forma pois não sabem lidar com tal situação. Um bom trabalho de reabilitação, vai mostrar que, se a causa da reação for eliminada com base na construção de associações positivas, a reatividade desaparece ao longo do treino de contra condicionamento.

Nestes casos adoto por um usar a metodologia Click to Calm que consiste em duas fases, primeira fase é composta por três estágios e a segunda fase dois estágios:

Fase 1 (familiarizar):

(Estágio um reconhecer), O seu cão começa a aprender que o gatilho não é mais relevante. Ele logo reconhece que a visão e o som do gatilho prevê muitos cliques e guloseimas, ou brincadeira

(Estágio dois redirecionar), O seu cão aprende a redirecionar voluntariamente sua atenção do gatilho para você. Quando isso acontece, ter um cão calmo e focado em você, para o seu cão, é desfrutar de uma boa dose de reforço e uma sensação de alívio.

(Estágio três substituir), agora que seu cão está focado em você, ele pode realizar qualquer comportamento confiável que você tenha ensinado a ele. Substituir a reatividade do seu cão por um comportamento incompatível ou alternativo e portanto, cria um cão mais calmo na presença do gatilho.

Fase 2:

(Estágio um Investigar), O cão ganha um clique por se aproximar e possivelmente cheirar ou interagir de alguma outra forma com um cão-gatilho; ele recebe reforço depois que se afasta do gatilho com você.

(Estágio dois conhecer),O cão ganha um clique para aproximações sucessivas de deixar o gatilho se aproximar ou interagir com ele; ele recebe reforço do lado do gatilho ou, após várias repetições, depois que ele se afasta do gatilho com você.

Deixe uma resposta